Seis detidos por burla informática e branqueamento de capitais

© Ângelo Lucas (Arquivo Global Imagens)

Seis pessoas foram detidas, esta quinta-feira,  por crimes de acesso ilegítimo, burla informática e branqueamento de capitais, que causaram um prejuízo de 360 mil euros.

Segundo a PJ, os detidos – quatro mulheres e dois homens – acediam ilegitimamente ao correio eletrónico das vítimas, cidadãos e empresas estrangeiras, usando esquemas conhecidos como “phishing”, e assumiam a sua posição no negócio que estas desempenhavam.

As transferências bancárias que se seguiam eram feitas para contas bancárias de sociedades / empresas sem qualquer atividade e criadas em Portugal para o efeito, proporcionando o branqueamento dos capitais provenientes do crime”, esclareceu ainda a Polícia Judiciária.

Os detidos, todos estrangeiros e com idades entre os 30 e 49 anos, serão interrogados hoje, pela autoridade judiciária competente. 

Artigo adaptado pelo Repórter Media Lab JN Vasco Xavier, da Escola do Comércio Externo (EPCE) a partir da notícia original de JN/Agências, publicada no Jornal de Notícias a 12 de abril de 2022.