Famílias portuguesas aumentam o seu consumo

© Leonardo Negrão 09.10.2008 LN despesas do mes

De acordo com o Eurostat, em 2019, as despesas domésticas portuguesas atingiram 68,2% do Produto Interno Bruto (PIB), ultrapassando a média da União Europeia (52,6%). 

Assim, Portugal tornou-se o país com a quarta despesa mais elevada da UE, estando apenas atrás de países como Chipre, Croácia e Grécia, este último com o valor mais alto: 76,1% do PIB. 

Em contraste com os valores acima apresentados, dentro dos países com as menores despesas destacam-se a Irlanda (28,2%), Luxemburgo (32,9%), Holanda (43,2%) e por fim Suécia (43,6%).

Baseado em dados cedidos pelo Gabinete de Estatísticas Europeu, parte das despesas portuguesas resultaram do consumo de bens essenciais como a água, eletricidade e gás (17,6%) estando o resto das despesas associado a alimentação e compra de bebidas não alcoólicas (16,1%). 

Artigo adaptado pelos Repórteres Media Lab Live “Falando da Europa” João Machado, Fábio Pestana e David Volovei da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, a partir da notícia original publicada no site da Rádio TSF a 13 de dezembro de 2020.