Poluição em Portugal causa mais de 5 mil mortes

© Angela Reinosa (Unsplash)

A qualidade do ar melhorou bastante na Europa nos últimos anos, mas ainda assim estima-se que milhares de pessoas tenham morrido prematuramente de doenças respiratórias e cardíacas relacionadas com a poluição.

De acordo com o relatório da Agência Europeia do Ambiente, no ano de 2018 registaram-se milhares de óbitos, só em 41 países da UE. Este relatório foi feito com base em 4 mil estações de monitorização do ar na Europa durante 2018.

Através deste trabalho foi possível perceber que, dos 27 países da União Europeia, somente 6 (Bulgária, Croácia, República Checa, Itália, Polónia e Roménia) transpuseram o teto máximo de partículas finas estipuladas pela Diretiva dos Tetos Máximos das Emissões da Comissão Europeia. Portugal acatou todos os compromissos relativos à qualidade do ar impostos ao nível europeu.

Artigo adaptado pelos Repórteres Media Lab Live “Falando da Europa” Cristiane Bartolomeu e Íris Rendall Ramos da Escola Secundária D. Pedro V, a partir da notícia original de JN/Agências, publicada no JN a 23 de novembro de 2020.