Uso de chumbo na caça é proibido pelo parlamento Europeu

© Rui Manuel Ferreira (Global Imagens)

Numa reunião acerca da proibição do uso de munições de chumbo nas zonas húmidas da Europa, 691 eurodeputados demonstraram diferentes opiniões. 499 votaram a favor da proibição, 153 votaram contra e 39 abstiveram-se.

De momento, compete à Comissão Europeia incorporar uma nova regulamentação. Pelas informações dadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o prazo de adaptação é de 24 meses. O Comité REACH já tinha votado para proibir a utilização do chumbo em outubro, pois este metal tem propriedades extremamente tóxicas.

Os cartuchos utilizados são compostos por numerosas pequenas esferas de chumbo. Quando é disparada uma bala, estas pequenas esferas são expulsas em grandes quantidades. Segundo a SPEA, estima-se que entre 21 e 27 mil toneladas de chumbo são dispersas para o ambiente na EU, todos os anos.

Este tipo de bolas de chumbo são ingeridas pelas aves aquáticas, pois estas confundem-nas com as pedrinhas e sementes que engolem para ajudar na sua digestão.  A ECHA estima que mais de um milhão de aves morrem anualmente.

Artigo adaptado pelas repórteres Media Lab Live “Falando da Europa” Bruna Duarte, Catarina Carvalho e Rita Lamas, da EPAMAC e da Escola Profissional de Setúbal, a partir da notícia de Glória Lopes publicada no Jornal de Notícias a 27 de novembro de 2020.