Rios Atmosféricos causam inundações na Califórnia

© Mario Tama / Getty Images / AFP

Na sexta-feira passada (10), na Califórnia, mais de nove mil residentes receberam ordem de retirada, após um novo rio atmosférico, que trouxe chuvas, ventos fortes e tempestades que encheram rios e riachos que causaram a inundação de estradas.

Um riacho a transbordar devido à chuva destruiu parte da Main Street em Soquel, Santa Cruz, na Califórnia, o que provocou o isolamento de vários bairros. As autoridades pediram aos residentes da cidade para que se mantivessem dentro de casa, mesmo que algumas infraestruturas ficassem destruídas.

As autoridades locais revelaram que o foco das equipas de socorro é remover árvores e outros resíduos e encontrar uma solução para que se possa atravessar o riacho. Também houve outras pequenas comunidades na Califórnia com ordens de evacuação. Em São Francisco as inundações bloquearam várias estradas principais.

Esta tempestade ajudou, porém, a diminuir as condições de seca que aconteciam há 3 anos: reservatórios estaduais que estavam com um nível baixo de água estão agora acima da média, tendo assim de ser abertos para libertar água das barragens.

Artigo adaptado pelos Repórteres Media Lab JN David Henriques e Tiago André da ATEC – Academia de Formação a partir da notícia original de JN/Agências, publicada no Jornal de Notícias a 11 de março de 2023.