A Câmara Municipal de Setúbal vai investir 600 mil euros adicionais na reabilitação de um parque urbano, mais especificamente na instalação de um anel de rega e na plantação de árvores.
Desde o início do mês de Fevereiro que estão a ser feitas alterações no Parque Urbano da Várzea, em Setúbal. Com o investimento extra de 600 mil euros, implementado no sistema em anel de rega, irão também ser plantadas cerca de mais 1000 árvores de espécies variadas.
O sistema de rega em anel foi descrito pela autarquia como um “sistema de rega fixo enterrado, em toda a envolvência daquele espaço, o qual é alimentado a partir de dois furos e pressurizado através de um grupo hidropressor“. A Câmara acrescentou que o sistema de rega “é automatizado e inclui uma estação meteorológica, o que possibilita uma rega sustentável, económica e promotora do uso racional da água“.
Explicando o funcionamento do anel, a autarquia referiu que “a rede possui tomadas de água para, em caso de avaria da rega mecânica, assegurar o abastecimento alternativo, garantindo-se, assim, a sobrevivência da vegetação, e de um sistema seccionamento de válvulas, para que o todo não seja afetado caso se verifique uma avaria numa parte“.
O novo sistema tem como objetivo manter a vida normal e saudável das 1290 árvores plantadas, entres as quais pinheiros, freixos, choupos, salgueiros e oliveiras, carvalhos e tília.
Calcula-se que todo o processo de reabilitação terá um custo total de cerca de 6 milhões de euros. Daqui a cerca de 4 meses, quando todas as obras estiverem concluídas, o Parque da Várzea será o maior do concelho, com 19 hectares.
Artigo adaptado pelos Repórteres Media Lab DN João Rodrigues e Dinis Santos da Escola Básica D. Pedro II a partir da notícia original de Ana Meireles, publicada no Diário de Notícias a 22 de fevereiro de 2023.